Reabilitação Urbana

04/10/2009 at 00:01

Reabilitacao_urb8 Reabilitacao_urb5

Contrariamente ao que se passa nas freguesias, a vila de Castro tem alargado a sua malha urbana, com novas urbanizações a norte que a fazem crescer nesse sentido.

Moradores vindos de fora e outros deslocados das aldeias, procuram em Castro um lugar para viver. Compram um lote, constroem casa e, assim, a sede do concelho se acrescenta.

Mas, o que também se precisa, é que o Município tenha uma política de gestão urbanística que acautele a qualidade de vida dos munícipes, evitando a degradação sistemática do interior das aldeias e da zona antiga das vilas.

Reabilitacao_urb4 Reabilitacao_urb3

Se os novos bairros e as zonas de expansão, são um sinal positivo de vitalidade, a ruína a que se assiste no miolo dos lugares, é inquietante.

Por isso, vamos dar toda a atenção à reabilitação urbana e social dos nossos sítios, não permitindo, com a indiferença, que certas situações se eternizem, como se não fosse obrigação do poder, resolvê-las ou participar na busca de soluções para elas.

Iremos fazer um levantamento, com carácter de urgência, dos casos mais dramáticos, onde se identifiquem as edificações e o respectivo estado de conservação do ponto de vista da segurança, da salubridade e da estética.

Numa segunda fase, serão estudadas as formas de apoiar os respectivos proprietários, de maneira a que com o esforço de todos, se notem reflexos ao nível do aspecto das nossas terras e especialmente, se incrementem as condições de conforto dos moradores.

Reabilitacao_urb6Serão, igualmente, estudados sistemas de financiamento para os proprietários e dados incentivos fiscais, integrados um projecto mais ambicioso que inclui uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do regime jurídico da reabilitação urbana, cujo diploma foi aprovado em Conselho de Ministros no dia 2 de Setembro.

Com o estabelecimento de equilíbrio e harmonia, entre as zonas de expansão e as partes antigas dos povoados, viabilizando umas e acautelando as outras, teremos um concelho mais apetecível para se viver, teremos um todo urbanístico mais capaz de nos dar bem-estar.

Reabilitacao_urb1 Reabilitacao_urb2

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Encontro Nacional de Pastores Quinta Pedagógica


Calendário

Outubro 2009
M T W T F S S
« Set   Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: