Encontro Nacional de Pastores

03/10/2009 at 00:01

São João mais o São Pedro

São dois santos mudadores

São João muda os casais

São Pedro muda os pastores

Esta velha cantiga dos cantes tradicionais, ilustra uma realidade feita com séculos de costume.

Transumancia1Pelo São Pedro ajustavam-se os pastores, por um ano, no 29 de Junho, depois da vigília que era feita na noite da véspera, junto à ermida de São Pedro das Cabeças.

Transumancia2Ligando este facto à circunstância de considerarmos ser tempo de homenagear aqui, em Castro, terra dos “invernadouros” dos Campos de Ourique, os pastores de cá, do Alentejo e de todo o país que para cá vinham anualmente, depois de comidos os “agostadouros” das serranias, vamos passar a realizar, por ocasião do nosso feriado municipal, um Encontro Nacional de Pastores .

Transumancia3Assim, em ligação com a Associação da Transumância, Associações de Pastores e o Museu da Transumância, vamos voltar a abrir “canadas” para que os pastores de todo o país aqui convirjam, refazendo um percurso, agora sem rebanhos, que durante vidas todos palmilhavam.

Castro, era a referência a sul, dos caminhos da transumância, o destino para onde caminhavam durante semanas e meses, atrás de rebanhos, na busca de pastagens, fugindo aos nevões das montanhas.

Transumancia4Sobre esta temática organizaremos seminários, palestras e montaremos exposições sobre a arte e a cultura pastoril.

Receberemos com entusiasmo e admiração todos os pastores, os de cá e os de fora.

Teremos actividades e animação para eles, designadamente, uma mostra de exemplares de raças de cães pastores e demonstrações do seu trabalho.

Transumancia5Vamos, deste modo, recolocar Castro, de novo, na rota dos pastores.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Em Campanha Nos Namorados Reabilitação Urbana


Calendário

Outubro 2009
M T W T F S S
« Set   Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: