Centro de Artes e Ofícios

26/09/2009 at 00:27

cao1Para coordenar, apoiar e dinamizar a actividade artística, a produção artesanal e a manutenção dos poucos ofícios tradicionais ainda existentes no concelho, vamos criar uma estrutura funcional, ligeira e actuante, dependente do pelouro da cultura.

cao3Numa primeira fase, será feito um levantamento exaustivo dos artistas, artesãos e mestres existentes no concelho, das respectivas potencialidades e das carências que enfrentam, de modo a que numa fase seguinte, possamos dar respostas concretas às suas expectativas, à divulgação e ao incremento da actividade que desenvolvem.

O actual Mercado Municipal e a antiga Fábrica Prazeres, depois de requalificados e adaptados, vão ser os dois espaços físicos, onde se vai desenvolver a formação em diversas artes e o convívio dos agentes ligados a actividades culturais.

cao4De utilização quase nula actualmente, estes equipamentos, passarão a desempenhar um papel de relevo na actividade formativa e performativa em artes.

Paralelamente, iremos fazer o acompanhamento dos mestres e oficinas que ainda temos, nos próprios locais onde laboram, no sentido de darmos um contributo à sua valorização e integração em rede, voltada para a promoção das suas actividades e do próprio ambiente em que as mesmas se processam.

cao5Deste trabalho, vamos, igualmente, retirar dividendos em termos de oferta turística porque passamos a dispor de novos locais de interesse a visitar.

Pintores, ceramistas, escultores, artesãos, sapateiros, ferreiros, latoeiros, tecedeiras, caldeireiros, moleiros, ferradores ou mestres de qualquer outro mister, vão merecer a nossa atenção e com eles iremos estabelecer um diálogo de proximidade, cao2para estabelecermos, formas de dinamização e de ensino das respectivas artes.

Por outro lado, o Centro vai ser responsável pela criação em Castro, de uma residência para artistas que com regularidade, e por períodos de tempo a estabelecer, aqui partilharão connosco, as suas diferentes artes e sensibilidades, enriquecendo o nosso meio e projectando-o para o mundo exterior.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Serviço Info-SMS Casa Faleiro


Calendário

Setembro 2009
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: