Hortas Biológicas

24/09/2009 at 00:35

hortasbioA ruralidade que nos vem das entranhas, tem sido afastada do nosso quotidiano através de tiques, posturas e modas que pretendem sugerir origens e decalques num urbanismo que é artificial.

Como se a ruralidade significasse obrigatoriamente pobreza, atraso ou revivalismo, enveredamos, automaticamente, pelo caminho oposto.

Vivemos no campo e temos hábitos suburbanos. No entanto, as novas tendências culturais, às quais os nossos jovens certamente também acabarão por aderir, mais tarde ou mais cedo, apontam para a ecologia, para o ambiente, para o renascimento rural, como forma de reencontro dos indivíduos consigo mesmos, como um trilho para se restabelecer o equilíbrio essencial com a natureza.

hortasbio2Nesse sentido, queremos cultivar no nosso concelho, um espírito ecológico com manifestações claras num relacionamento de tipo novo com o meio que nos envolve.

hortasbio3Já em tempo anunciámos a nossa intenção de adesão ao Movimento Cittaslow, nascido em Itália em 1999.

Vimos agora, anunciar o nosso propósito de, nas proximidades da vila, onde os quintais de semear praticamente acabaram, disponibilizarmos hortas para agricultura biológica.

hortasbio4O terreno será devidamente infra-estruturado , dividido em pequenos talhões, com possibilidade de rega e  dotados de  arrecadações para ferramentas que serão cedidos a quem manifestar vontade, sob compromisso de neles serem utilizados, exclusivamente, produtos naturais.

Outra condição para a cedência, é os interessados, independentemente da idade, acederem a frequentar um curso de introdução à agricultura biológica.

hortasbio5Este projecto, será, certamente, uma forma de introduzir alguns jovens no bom relacionamento com a terra, um modo salutar de lazer, um meio de entretenimento para quem tem muito tempo livre, um complemento da economia familiar e uma base interessante para se relançar um estilo de vida mais harmonioso.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Página da Revista Cultos Serviço Info-SMS


Calendário

Setembro 2009
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: