Museu das Mantas

23/09/2009 at 00:30

mantas4As gentes da freguesia de Santa Bárbara de Padrões, foram herdeiras e são detentoras ainda, dos saberes antigos da arte da tecelagem.

Conhecimentos trazidos em longas caminhadas, pelos pastores das serranias de Portugal e de Espanha que para aqui rumavam em cada inverno, fizeram daquela freguesia, em tempos idos, um importante centro de tecelagem regional.

mantas0A transumância trazia os rebanhos, os hábitos, vivências diferentes, olhares diversos sobre a vida. E isso enriqueceu-nos. Tornou-nos um povo aberto, hospitaleiro, respeitador de outras culturas e usos.

Acabada a temporada, abalavam os gados mas ficava a mescla cultural que dos contactos resultava.

mantas1Todavia, as leis do mercado e a falta de sensibilidade para salvaguardar a arte da tecelagem, mesmo que consubstanciada só a meia dúzia de teares, numa óptica meramente cultural e com repercussões numa desejável dinâmica turística, fizeram com que tudo tivesse acabado.

Agora e no âmbito de acção do Centro de Artes e Ofícios que vamos implementar no concelho, queremos revitalizar, voltar a dar vida, a quanto respeite a esta arte.

mantas2No Monte da Sete, em parceria com as associações locais e respectiva Junta, pretendemos abrir, numa perspectiva cultural e turística, um espaço para tratar o Ciclo da Lã.

Em Santa Bárbara de Padrões, com a Autarquia local e associações interessadas, vamos promover a abertura do Museu das Mantas.

mantas3No mesmo, apresentaremos ao público, uma vastíssima colecção de mantas regionais, bem assim como, a reconstituição de um tear romano, um tear tradicional e um tear moderno, de forma a ilustrarmos a evolução da técnica e garantirmos a continuidade da sua aprendizagem.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Conselho Municipal da Juventude Página da Revista Cultos


Calendário

Setembro 2009
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: