A Igreja da Misericórdia

13/09/2009 at 22:33

IgrejaMisericordia1É longa a história da Misericórdia de Castro, feita de grandes faltas sociais, de apoios sempre poucos para a mendicidade, a doença e os descaminhos que a ela acorriam durante séculos de negrura na vida de muita gente.

O tempo passou e herdando um rasto de bem-fazer, temos hoje uma IPSS a desempenhar um papel socialmente activo e insubstituível.

IgrejaMisericordia2Dos espaços antigos, das enfermarias dos pobres e lugares para pernoita dos desgraçados, somente já resta a igreja, a capela da Misericórdia, que para além de ter uma decoração interior muito interessante, serve de pousada ao Senhor dos Passos e a outros santinhos de uma devoção que já foi bem maior.

A mesma capela guarda também, estandartes e pendões antigos, usados em procissões e terá , eventualmente ainda, alguns paramentos e alfaias religiosas de outras eras.

IgrejaMisericordia3Porém, o estado de conservação actual deste espaço, que em tempos recentes servia de morgue, é muito crítico. As humidades denotam-se pelo odor e pelas mazelas que se vêm nas pinturas e nos frescos.

Sabemos que já foi encomendado, há tempo, um estudo para o seu restauro, que do estudo resultou um orçamento, que o orçamento não será suportável pela Instituição.

IgrejaMisericordia4Porém e manifestando desde já a nossa disponibilidade para analisarmos em conjunto com o Lar Jacinto Faleiro o necessário apoio para a concretização de tais obras de recuperação da igreja no seu todo, iremos envidar os necessários esforços e influencias no sentido de se materializar, a curto prazo, a sua abertura ao público.

IgrejaMisericordia5

Dada a escassez de património construído no concelho, não nos podemos permitir ter aquela capela encerrada. Por duas ordens de razões. Primeiro, o não arejamento do edifício contribui para o agravamento da sua deterioração. Segundo, a sua abertura regular, passa a constituir mais uma oferta atractiva para que, conjuntamente com outras que iremos lançando, criarmos um complexo de motivos de interesse capaz de seduzir e trazer cá mais visitantes, como é tão essencial ao nosso desenvolvimento.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Giro Por Almeirim Habitação Social – Uma Aposta!


Calendário

Setembro 2009
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: