Reserva Arqueológica Municipal

11/09/2009 at 00:08

reserva1Com excepção da excelente colecção de lucernas romanas que estão devidamente estudadas e expostas em museu temático e salvo o espólio exumado nas escavações oportunamente efectuadas no couto mineiro da Somincor que estão guardadas no Lombador, todo o restante património arqueológico do nosso concelho, anda por aí.

reserva2

Pedras com inscrições, bases de colunas romanas, moedas, tégulas, fíbulas, cerâmicas, mós e tantas outras peças que deviam estar devidamente acauteladas em local próprio, para serem analisadas, garantida a sua conservação, feita a sua inventariação, para mais tarde terem tratamento museológico, andam perdidas em arrecadações, desaparecem no meio do que não presta.

reserva3

E este concelho que tanto precisa de criar produtos turísticos capazes de o promoverem, gerando reais motivos para atracção de visitantes, tem desaproveitado ao longo dos anos grande parte do seu enorme potencial neste domínio.

Não apoiou os tapetes tipo Arraiolos de S. Marcos, deixou chegar ao ponto zero o fabrico artesanal de mantas na freguesia de Santa Bárbara e, contrariamente ao que vem a acontecer nos concelhos vizinhos, não tem sabido valorizar a sua dimensão histórica e arqueológica.

reserva4A pensar num futuro Museu de Arqueologia, que será fruto de um investimento que iremos fazer nessa área, vamos concentrar em instalações próprias e em condições de conservação e segurança adequadas, todo o espólio arqueológico que por aí anda perdido, quer em casas de particulares quer em arrecadações camarárias, sem rei nem roque.

Queremos assim, criar, em nome da dignidade do nosso passado, mas também a pensar no desenvolvimento futuro desta terra, uma Reserva Arqueológica Municipal, onde cada um pode e vai certamente depositar, qualquer peça de que seja possuidor , a qual,  depois de estudada e integrada numa escala de conjunto,  vai ajudar-nos a fazer a leitura da  história  deste concelho.

reserva5

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Política de Proximidade Giro Por Almeirim


Calendário

Setembro 2009
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: