As Malhadas dos Porcos

04/09/2009 at 00:03

Castro Verde é um concelho com enormes potencialidades ao nível turístico, graças à riqueza da nossa biodiversidade, à beleza das nossas planuras e também, naturalmente, ao enorme tesouro cultural que o nosso povo detém.

Em termos ambientais, concretamente, podemos e devemos fazer assentar a projecção da nossa imagem, na circunstância de oitenta por cento do nosso território estar classificado como ZPE (Zona de Protecção Especial), o que é bem revelador da importância do santuário ecológico onde vivemos.

Por isso, a nossa política, vai ser de grande rigor e de total intransigência no que concerne à defesa do ambiente, à salvaguarda das espécies, mas, em especial, no que diz respeito à qualidade de vida das populações.

A poluição, sendo inimiga do ambiente, é agressiva para as pessoas, e, por conseguinte, dar-lhe-emos uma luta sem tréguas.

porcos2

Assim, e como já aqui o referimos, não teremos descanso enquanto não anularmos toda a poluição produzida pela ETAR de Castro e que diariamente envenena a Maria Delgada.

Por outro lado, muito também nos preocupa um indesejável cheiro a porco que com demasiada frequência nos invade incomodando quem cá vive. Mas não é aceitável que tal suceda desde há anos, sem solução aparente.

suinicultura

O licenciamento de uma unidade de suinicultura às portas da vila e ainda por cima localizada a norte, donde os ventos são predominantes, dificilmente não teria como resultado, o mau cheiro dentro das nossas casas.

PORCOSTal situação, a manter-se, é completamente lesiva do bem estar dos moradores e, como tal, vamos agendar uma reunião com a empresa proprietária da suinicultura em causa, nos primeiros dias da nossa governação, de modo a que se encontre uma solução satisfatória para que este tão desagradável odor não volte a sentir-se.

Desejamos que o funcionamento daquela unidade, baseado no cumprimento dos normativos aplicados ao sector, possa coexistir com o bem-estar das nossas populações.

Julgamos poder consegui-lo, motivando a empresa que ali exerce uma actividade licenciada, a investir em nova tecnologia e a adoptar boas práticas que anulem os cheiros indesejados, prestando nós, neste caso, toda a colaboração possível.

Se este  não for o caminho apontado, após a reunião, não perderemos tempo em mais delongas e  tomaremos todas as medidas que julgarmos apropriadas  e que conduzam ao reconhecimento do  elementar  direito de respirarmos ar puro, em particular aqui, numa Zona de Protecção Especial.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Unidade Móvel de Apoio Integrado Festa Jovens “Por Castro”


Calendário

Setembro 2009
M T W T F S S
« Ago   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: