A Feira de Castro

31/08/2009 at 00:01

castanhasNo terceiro domingo de Outubro e desde 1636, a Feira de Castro vem acontecendo como a maior de todo o sul.

Em 1680, contava já com 8.000 visitantes.

Não havia feira como a de Castro, dizia-se.

toucinhoNos últimos anos, porém, a mudança dos hábitos e das necessidades, fizeram dela uma sombra daquilo que já fora, em termos de negócio realizado e no que respeita à emoção provocada nos feirantes.

A vila divorciou-se da feira, voltou-lhe as costas. Os residentes perderam o orgulho que nela tinham e passaram a encará-la, mais como um estorvo, do que como um benefício.

figosAno após ano, tem-se repetido o mesmo figurino, não se tem inovado em termos da sua complementaridade, nada se tem acrescentado à feira para colmatar o seu esvaziamento inevitável, resultante do actual desinteresse mercantil nos produtos à venda.

chicharoRecentemente, o Executivo investiu, e bem a nosso ver, na requalificação do terreiro, embora o mesmo careça ainda de ser devidamente arborizado e adaptado a outro tipo de utilizações, assim como, os espaços envolventes patenteiam um ajardinamento inacabado.

Ficámos com melhor piso, mas só isso. No lugar do edifício construído no topo, não se sabe para que efeito, deveria ter surgido, um pavilhão multiusos, capaz de albergar exposições e eventos passíveis de tornar a Feira mais aliciante.

É, pois, essencial que tal pavilhão seja agora construído, para utilização quotidiana, em prol das populações e da revitalização do nosso tecido empresarial e para nele se criar, por ocasião da feira, um outro tipo de oferta que seja apelativo para novos visitantes.

No interior da vila e onde a feira nasceu, temos de animar esse espaço, trazendo um novo pulsar aos dia de feira, envolvendo os moradores num processo de construção de um programa aliciante que volte a projectar a vila e a feira de Castro no todo nacional, como uma referencia a ter em conta.

azeitonasParalelamente, o nosso Gabinete de Turismo vai dar toda a atenção à Feira, desenvolvendo junto de várias entidades, um trabalho de marketing sistemático, de modo a conseguirmos a projecção que ela merece e precisa.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Uma Equipa Para Trabalhar “Por Castro” Caminhada “Por Castro”


Calendário

Agosto 2009
M T W T F S S
« Jul   Set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: