Rotunda da Feira

29/08/2009 at 00:05

rotundoa_feira1

As rotundas são construções nas vias publicas, de forma geralmente circular, que visam regular e facilitar a circulação automóvel, mas, muitas vezes, são aproveitadas para nelas se desenvolverem trabalhos de jardinagem ou colocarem peças decorativas que em muito têm vindo a beneficiar os espaços urbanos.

E Castro não fugiu à regra e entrou na moda há alguns anos atrás.

A imagem da vila e de algumas freguesias ficou beneficiada e o trânsito só teve a ganhar.

Em posts anteriores, referimos o caso das Rotundas das Ovelhas e da Riqueza do Subsolo, onde, à parte da perspectiva meramente estética que não contestamos, lamentámos que não se tivesse ido mais longe, abarcando também, a essência, para além da aparência.

Agora, voltamos o nosso olhar para a Rotunda da Feira.

rotunda_feira2Sendo a Feira de Castro, a madre desta terra, e a fonte da nossa fama no país, achamos que dedicar-lhe uma obra escultórica, foi um gesto merecido e que apreciamos.

No entanto, quem fora dos dias de arraial, passa e vê, uns quantos porcos sozinhos num montado sugerido, também aqui, sem a presença de maioral ou de vivalma, nem imagina sequer, que ali perto, se arma a maior feira do sul.

Nós, teríamos feito diferente.

rotunda_feira3Dando toda a liberdade criativa ao artista/escultor, pedíamos-lhe a representação da corredora, da gente cigana e outra, dos marchantes, das barracas, do negócio, mas também, que ali ficassem ilustradas as intermináveis noite do despique.

Achamos que assim, fazia mais sentido.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Rostos da Candidatura “Por Castro” à Assembleia Municipal Uma Equipa Para Trabalhar “Por Castro”


Calendário

Agosto 2009
M T W T F S S
« Jul   Set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: