A nossa Biblioteca

21/07/2009 at 00:07

biblioteca2“ Uma função importante da biblioteca pública é servir de núcleo ao progresso cultural e artístico da comunidade e dar forma e apoio à sua identidade cultural. Pode consegui-lo trabalhando em colaboração com as organizações locais e regionais adequadas, proporcionando um espaço para actividades culturais, organizando programas culturais e velando para que os interesses culturais se encontrem representados nos seus fundos.”

( Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas publicas,1994)

biblioteca

Temos a consciência de que as bibliotecas dos nossos dias têm de ser bibliotecas vivas, um ponto de encontro para se aceder livremente à informação, à cultura e ao conhecimento.

Por isso, a Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, vai merecer da nossa parte todo o empenho e cuidado.

Vamos procurar debelar as maiores fragilidades de que o edifício estruturalmente padece, melhorando o seu aspecto e aumentando o conforto para os seus utilizadores. Com o respectivo Director e restantes colaboradores, iremos desenvolver um amplo programa de promoção e animação da leitura.

biblioteca3Vamos aumentar a oferta de materiais escritos e audiovisuais de interesse geral através de uma política de compras devidamente planificada.

Por outro lado, a Biblioteca passará a ter uma variada programação cultural de literatura, artes plásticas, cinema, teatro e música.

Para além de darmos prioridade absoluta ao Arquivo Histórico do concelho, vamos criar um Fundo Documental para guarda de escritos e fotografias de particulares, mas também para arquivo da muita documentação antiga contida no arquivo morto das nossas Associações, um Fundo de Poesia Popular e um Fundo sobre a Batalha de Ourique.

Por outro lado, temos de aprofundar a adaptação da Biblioteca aos novos tempos e à nova realidade social, fruto da mudança de suportes e meios tradicionais de transmissão do conhecimento. Para isso, vamos dar mais atenção ao Espaço Multimédia.

É nossa intenção persistir na correcta política de abertura de Pólos em todas as freguesias e daremos igual atenção à Biblioteca Itinerante.

Finalmente, é nosso propósito reconhecer à Biblioteca o importante papel de ser ela a levar a cabo todas publicações inéditas de interesse local ou a reedição de obras com importância para o concelho e que se encontram esgotadas.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Entradas merece! Entradas merece!


Calendário

Julho 2009
M T W T F S S
« Jun   Ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: