Como vamos tratar o “Cante”

17/06/2009 at 00:34

carapinhasSendo, sem sombra de dúvidas, o movimento cultural mais importante em todo o Alentejo e, porventura, em todo o país, a “moda” carece, urgentemente, de ser objecto de medidas de fundo que acautelem a sua continuidade e garantam a sua dignidade futura.

ganhoes0Tendo em vista tal propósito, as Autarquias não podem continuar a manter uma atitude passiva, de simples observadoras ou de meras dadoras de subsídios, mas, pelo contrário, têm de assumir o “cante “ como património imaterial vivo e em risco, que precisa de uma abordagem rápida e de uma intervenção estruturante.

Assim, tal como já o fizeram a quase totalidade dos municípios do Baixo Alentejo e até outros da Grande Lisboa, vamos declarar, formalmente, a “moda” como património cultural do nosso concelho.

Consequentemente, consideraremos os nossos Grupos Corais como parceiros culturais privilegiados, daqui derivando, para os mesmos, um tratamento institucional especial.

ganhõesAo nível regional, tudo será feito para que o cante alentejano seja classificado como património do Alentejo.

Vamos encetar também um diálogo e uma aproximação efectiva com a “MODA – Associação do Cante Alentejano”, que congrega a maior parte dos corais em actividade, no sentido da mesma deslocar a sua sede para o nosso concelho.

Localmente, vamos, igualmente, constituir uma “Comissão de Acompanhamento do Cante” constituída por representantes de cada Grupo Coral, da Câmara, Juntas de Freguesia, “MODA” e personalidades ligadas ao cante alentejano.

Por outro lado e como contributo para a sua dinamização, os Corais vão ser integrados num programa cultural itinerante e diversificado que percorrerá, de forma sistematizada e regular, todos os lugares do concelho.

Os ensaios dos nossos Grupos vão ser devidamente coordenados de maneira a que em todos os dias do ano, haja cante em Castro Verde e possamos aproveitar tal circunstancia como cartaz turístico.

Finalmente, vamos promover o ensino do “cante” nas  escolas  do concelho de modo a garantir, juntos dos mais novos, a absorção dessa nossa matriz cultural e potenciar a perpetuação da mais abrangente das nossas manifestações etno-musicais.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Caminhada para a Mudança O Poço Novo


Calendário

Junho 2009
M T W T F S S
« Maio   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: