Arte Pública (1)

04/06/2009 at 00:25

rotundamina1

Nos últimos anos, a vila de Castro Verde, bem assim como, as entradas das nossas freguesias, alindaram-se com a construção de rotundas decoradas com obras de arte, cuja valia artística, em si mesma e no geral, não nos merece reparo.

Também somos apoiantes da intencionalidade do Município em ter querido sublinhar, muito justamente, a actividade mineira que despoletou o crescimento que em todos os quadrantes, actualmente, aqui temos vivido.

rotundaminaTodavia, a nossa discordância recai, sobre os elementos que constituem e os valores que serviram de inspiração, à construção da peça escultórica que simboliza o que se pretendia enaltecer ou assinalar. Na verdade, toda a arte pública, tem sempre subjacente um significado e uma intencionalidade de cariz político/cultural, para além do seu efeito meramente decorativo.

Assim, apesar de considerarmos a escultura retratada nas imagens juntas, interessante numa óptica meramente estética, achamos que a mesma é pobre em termos da sua abrangência, quando excluiu, de modo para nós incompreensível, a força criativa do trabalho que ao retirar o minério das profundezas para a superfície, foi ela, a verdadeira produtora da riqueza de que todos beneficiamos.

Desde o princípio do mundo que aquela enorme massa mineral existia nas entranhas do nosso território e lá continuaria, sem qualquer valia, como mero enchimento dos abismos, se não tivesse, em boa hora, acontecido a dinâmica da sua extracção.

Por isso, do nosso ponto de vista, mais do que a representação dos cristais de cobre, naquele mesmo lugar, deveria ter sido dada visibilidade ao esforço e à energia dos mineiros, de quantos, à superfície e no subsolo, foram os verdadeiros obreiros da mais recente grande vaga de crescimento da nossa terra.

Ficou por fazer essa homenagem como um gesto inequívoco de gratidão deste concelho.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Esmero e cuidados com as nossas coisas O poço da rua


Calendário

Junho 2009
M T W T F S S
« Maio   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: