Turismo, comércio e voluntariado – acolher com um sorriso.

26/05/2009 at 13:30

feiraislamica2Do Festival Islâmico de Mértola, são comummente referidos diversos aspectos e é sempre reconhecida a sua importância turística. De facto, tornou-se um bom pretexto para o encontro e para a festa.

Desta feita, uma pequena loja atraiu-nos pela sua decoração com artigos da nossa região, bens que há décadas eram utensílios e objectos que foram usuais nas nossas casas. Com um sorriso, fomos lá recebidos e ficámos a conhecer a vasta oferta de chá e bolos disponíveis. Contudo, não se tratava de uma casa comercial comum, tínhamos entrado de dentro uma “loja” do núcleo de voluntariado de Mértola , ali montada com vista à angariação de fundos.

feiraislamica1Mais tarde, a inoportuna chuva de trovoada, leva-nos a voltar à mesma loja para abrigo. Um chá e uma conversa mais prolongada, permitiu-nos ficar a conhecer um pouco do trabalho de trinta e seis pessoas implicadas numa dinâmica organizada e sistematizada de voluntariado, que diariamente, desenvolvem acções junto de sectores da população mais carentes de atenções e cuidados – idosos, crianças e doentes.

Três homens e trinta e três mulheres, constituíram, assim, um grupo de voluntariado que todos os dias se disponibiliza para a acção solidária.

A persistência da chuva permitiu-nos uma conversa mais demorada.

feiraislamica3O sorriso franco de acolhimento, fez nascer a confiança e da autenticidade da recepção, cresceu a vontade de virmos contar aquele exemplo e o desejo de lá voltar, em breve.

A nossa conclusão: Bem-estar e actividade económica, autenticidade e património, solidariedade e acolhimento, turismo e cultura, devem ser cuidadosamente articulados, mas sempre com um sorriso,  para que o  vector humano sobressaia.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

“PORCASTRO” com a Fundação Joaquim António Franco e Seus Pais A Desertificação Humana


Calendário

Maio 2009
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d bloggers like this: