“Por Castro” propõe-se criar o Roteiro “ Da Tosquia às Mantas”

18/05/2009 at 00:39

mantaA história do nosso concelho, está indissociavelmente ligada  à  antiga tradição agro pastoril da transumância que trazia anualmente para o nosso concelho, muitos milhares de cabeças de gado, vindos de todo o Reino e de Espanha.

Com  os gados vinham os pastores, portadores de culturas várias. No final da temporada, os gados  levavam mais carne e os maiorais deixavam usos e  costumes de regiões remotas que  numa permuta de saberes, fizeram da nossa identidade uma rica mescla cultural.

manta1

Com o passar dos séculos, findaram as condições politicas e económicas que sustentavam a vinda de tantos rebanhos, mas retivemos como nossas, as aprendizagens desses tempos.

Assim, tal como o fazem agora outros Povos, importa enaltecer , dar visibilidade  e aproveitar turisticamente esse capítulo da nossa história económica e cultural, desde logo, estudando em profundidade a dimensão da transumância no nosso concelho e o impacto que a mesma teve no nosso ser de hoje.

manta2

Desses tempos ficou-nos, entre outras coisas, a arte da tecelagem, circunscrita e  com particular incidência na nossa freguesia de Santa Bárbara, onde se produziam a quase totalidade das mantas de lã por cá usadas como fato nas camas e como agasalho nos campos.

Ora, essa velha arte da tecelagem que foi talvez a única referencia e marca de produção artesanal no nosso concelho, apagou-se.

Desarmaram-se os teares, queimaram-se os pentes, perdeu-se uma gestualidade.

Mas o saber ainda existe e urge fazer renascê-lo na dinâmica de um projecto museológico.

Assim, a Lista “Por Castro”, propõe-se desenvolver na Freguesia de Santa Bárbara um projecto abrangente que seja alavanca para a necessária dinamização turística do concelho. Paralelamente ao estudo e aproveitamento da transumância como fenómeno galvanizador de parcerias com outras regiões do país  e de Espanha, iremos criar o Roteiro turístico-cultural da “Tosquia às Mantas”, polarizado, que contempla as várias fases da manipulação da lã e culmina na criação do ”Museu das Mantas”.

Esta nossa proposta, assenta na consciência de que devemos ao nosso passado  e à rica tradição da tecelagem, uma resposta neste presente, adequada à sua preservação no futuro, já não como factor directo de produção, mas como repositório de uma memória colectiva.

Todavia, esta dinâmica a empreender, será também um contributo para a construção de um vasto “ Complexo de Oferta Turística ” no nosso concelho que  representa um novo olhar para os nossos recursos e vai ser ainda uma ajuda para  potenciar o nosso desejado Eco-Desenvolvimento.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

“ Por Castro” já tem Sede de Campanha Comércio Local – Uma Preocupação Que Temos


Calendário

Maio 2009
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d bloggers like this: