Castro Verde e Florido

13/04/2009 at 00:18

castroverdeeflorido1As vilas, aldeias e montes são os sítios onde nascemos ou escolhemos para morar. Às Autarquias cabe dotá-las de todas as infra-estruturas necessárias para que possamos nelas viver com qualidade, onde se incluem, naturalmente, os jardins e espaços verdes. No entanto, também a cada munícipe, cabe uma quota parte da responsabilidade de termos as nossas casas e as nossas ruas alindadas. Devemos, por isso, afastar a ideia já muito interiorizada de que é ao Poder que cabe tudo fazer, reservando-nos somente àquilo que se passa das nossas portas para dentro.

As ruas e os largos são espaços colectivos, sítios onde também se desenvolve parte da nossa vida e, como tal, a todos nós, incumbe a responsabilidade de contribuir para tornar mais agradáveis e apetecíveis esses lugares.

castro-verde-e-floridoNas nossas aldeias ainda subsistem algumas praticas louváveis desses contributos para o bem comum, como é ter um canteiro à porta ou um vaso à janela, mas a nossa vila sede “urbanizou-se” , desumanizou-se, perderam-se as melhores relações de vizinhança, voltou-se as costas à envolvência de cada um no interesse de todos, quase perdemos a capacidade de organizar seja o que for e deixámos de nos importar com a beleza das nossas ruas.

A candidatura “Por Castro”, entende que um embelezamento maior das nossas terras não pode ser obra exclusiva das Autarquias, tem a consciência que aos moradores cabe um papel relevante na tarefa de construirmos agregados populacionais mais humanizados e agradáveis para quem neles vive e mais atraentes para quem os visita.

Nesse sentido, e pegando numa ideia lançada há mais de vinte anos pela “Castra Castrorum”, propomo-nos implementar o projecto “Castro Verde e Florido” em todo o nosso concelho, sensibilizando e apoiando os munícipes para que eles participem activamente no alindamento das suas terras, colocando flores no exterior das suas casas.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Flyer de Casével Regresso à agricultura?…


Calendário

Abril 2009
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: