Roteiro gastronómico do Concelho

17/03/2009 at 00:01 Deixe um comentário

gastronomiaA nossa valia ou riqueza cultural, depende do somatório de uma série de realidades físicas e imateriais que no seu conjunto, constituem, por um lado, a base da nossa identidade e por outro, a vitalidade e o orgulho do nosso viver colectivo.

Os monumentos, a beleza intrínseca das nossas vilas e aldeias, a poesia popular, uma nora, um poço, um moinho, uma azenha, a moda, o cante de improviso, a viola campaniça, os usos e os costumes, mas também a cozinha tradicional, são elementos que marcam o nosso presente, imbuídos do viver de gerações idas.

gastronomia2Por esse motivo, também a nossa gastronomia deve ser encarada como algo que nos beneficia duplamente. Primeiro, dá-nos o prazer de degustar sabores excelentes; segundo, potencia a nossa actividade turística e consequentemente, influencia o desenvolvimento local.

É nosso propósito, mobilizar e dinamizar todos os restaurantes, casas de pasto e tabernas do nosso concelho, no sentido de adoptarem, pelo menos, um prato típico ou um petisco. Todo o ano, dia a dia, será servido como a excelência da casa.

gastronomia11Assim, teremos a certeza que aqui podemos encontrar sempre e comer, cabeça de borrego assada, ali jantar de azeite, acolá cozido de grãos, além pardelhas fritas , noutra banda ovos com linguiça, açorda de perdiz, sopas de feijão branco com lebre, ou qualquer outro pitéu da nossa gastronomia.

Desta rede de sabores, deste roteiro gastronómico, resultará, certamente, uma maior procura destas especialidades e um maior fluxo de pessoas em circulação pelo nosso concelho, em busca das iguarias que hoje, só muito raramente, se encontram nas mesas da nossa restauração.

Assim, a candidatura “POR CASTRO”, propõe-se “construir” o Roteiro Gastronómico do Concelho, com a sua devida divulgação, durante o primeiro ano em versão on-line e subsequentemente, após criteriosa monitorização, também em suporte de papel, para turistas e residentes.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Entradas – a vontade de mudar Candidatos à Freguesia de Entradas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Março 2009
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: