A Fonte de S. Miguel

12/02/2009 at 23:27

fonte-milagres1Em Setembro de 1981, no Boletim Informativo da “Castra Castrorum”, escrevia-se : “ (…) Queremos preservar a fonte porque ela nos pertence e é parte de um conjunto de alto significado histórico para o nosso concelho. Do S.Miguel, da Confraria, das romagens e das festas, da crendice e da usura, do forno, das moradias onde os devotos pernoitavam e os animais dormiam, da fonte dos milagres e do rendimento e de uma parcela de terra estreita mas comprida, hoje pouco resta. (…) Sabemos que ao Poder, central e local, tem faltado tempo e pachorra para dedicar a estas questões que, de facto, antes não eram convenientes nem são hoje das mais rentáveis em termos eleitorais.”

fonte-santa1No mesmo número do dito Boletim, escreveu também o Dr. Abílio P. Carvalho : “ (…) Em 1714, data em que se iniciaram as obras da nova ermida, junto do monte dos Gregórios, terá aparecido junto da velha ermida uma “fonte de milagre” cujas águas, com poderes de cura, atraíam ali muitos doentes na ânsia de curarem suas maleitas. (…) Hoje, quase em ruínas, o monumento que se liga à ”fonte de milagre” e à fonte de receita que tornaria S. Miguel proprietário de herdades, courelas, vinhas, rebanhos, credor de dinheiros a juros e proprietário de casas, muitas delas, revertendo a seu favor em troco do capital emprestado e dos juros que não entravam em data marcada (…). (…) Pelo caminho que leva – o das ruínas – é mais um documento de pedra, tijolo e barro que desaparecerá, a curto prazo, da memória e da cultura de um povo(…)”.

s-miguel1Agora, em Fevereiro de 2009, a Lista “ POR CASTRO” reuniu com a Associação de S. Miguel para a Medicina Bio-Energética que tem vindo a trabalhar no sentido de retirar do esquecimento e dar visibilidade à dita Fonte e tem estudado as propriedades bio energéticas das suas águas e da área envolvente. No horizonte desta Associação, está o aproveitamento das qualidades específicas do local com a construção de um “Parque de Saúde”, servido por um complexo turístico de alta qualidade.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Academia Sénior ACÇÃO SOCIAL – Uma Prioridade


Calendário

Fevereiro 2009
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: