Monumentos – de noite ao escuro

02/02/2009 at 10:30

matriz2Há anos, muitos anos, que a Igreja Matriz e a Igreja dos Remédios em Castro Verde, logo que o sol se põe, mergulham na escuridão da noite, desaparecendo quase por completo do cenário da vila para os residentes, e em absoluto, para qualquer pessoa que fazendo viagem nocturna, se aproxime da nossa terra.

Das nossas construções volumetricamente maiores ou culturalmente mais significativas, só o depósito da água tem o mérito de contar com iluminação especifica e assim se impor à distancia, no seu volume cilíndrico, por entre os mil pontos de luz que são tantos quantos os candeeiros das nossas ruas vistos à distancia.

Mas, intriga-nos a razão do apagamento daqueles dois monumentos, os mais importantes e quase únicos, em termos de património edificado. Quando, é já dado há muito adquirido a necessidade de valorização da nossa riqueza patrimonial, independentemente dela ser ou não ser espaço de culto religioso, porque se negaram durante décadas uma dúzia de projectores àqueles dois monumentos, sendo certo que um deles é o ex-libris desta vila?

chagasA Lista “POR CASTRO” propõe-se olhar com toda a atenção, acarinhando, enaltecendo e valorizando o património do concelho, seja o imaterial ou o construído, e dentro deste, merecerá sempre grande cuidado um qualquer moinho, um poço, uma capela, ou a Igreja Matriz.

Porém, nas Grandes Opções do Plano para 2009 , destaca-se que, resultante de uma parceria entre sete concelhos de Beja, com vista à promoção e valorização do património da região, o “Plano Cénico de Castro Verde” prevê para este ano a “ iluminação dos principais monumentos e peças de arte publica de Castro Verde”.

Para tal, em boa hora, já foi assinado no dia 14 de Outubro de 2008, em Beja, o Pacto para a Competitividade e Inovação Urbanas.

Assim, temos a certeza de que não vão faltar agora e por mais tempo, meios logísticos para garantirem a colocação da tal “dúzia de projectores” que dêem visibilidade nocturna aos nossos monumentos.

Entry filed under: Lista de Apoio. Tags: .

Somincor – uma riqueza a prazo “Por Castro” com a Associação de Moradores do Bairro dos Bombeiros


Calendário

Fevereiro 2009
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: